Papa Francisco: apoio de peso no combate ao trabalho infantil

Veja cópia da mensagem original enviada pelo Papa Francisco ao Reitor do Santuário de Aparecida.

Nenhum comentário
aparecida roberto babini
Foto: Roberto Torres Babini

Por intermédio do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, o Papa Francisco encaminhou mensagem ao Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Padre Eduardo Catalfo, se unindo às iniciativas para marcar 12 de Junho, o Dia Mundial (no Brasil também Nacional) de Combate ao Trabalho Infantil.

“Trata-se de uma oportunidade para unir esforços em vista de erradicar essa chaga tão terrível que priva a tantas crianças do seu direito de ter uma infância saudável”, diz o Papa. E acrescenta, mais adiante, ser “[…] preciso recordar a convicção de que a saúde de uma sociedade está diretamente ligada ao modo como cuida de suas crianças e seus jovens; são o futuro de uma nação”.

O Papa concita católicos e demais cristãos a, unidos aos homens e mulheres de boa vontade, a “[…] trabalhar junto com instituições promovendo iniciativas concretas e eficazes para garantir e defender a dignidade daqueles que são mais frágeis”.

Ao final, o Papa pede “[…] à Nossa Senhora Aparecida, que vela com Coração materno pelo povo brasileiro, que inspire e acompanhe todos os que estão comprometidos com esta nobre causa da erradicação do trabalho infantil” e concede a todos a Benção Apostólica, pedindo, também, que não deixem de rezar por ele.

Veja, abaixo, cópia da mensagem enviada pelo Vaticano.

MISSA NO SANTUÁRIO NO DIA 12

Às 9h00 de sexta-feira, 12 de junho, para marcar o Dia Mundial (no Brasil também Nacional e em várias localidades igualmente municipal) de Combate ao Trabalho infantil, no Altar Central do Santuário de Aparecida, será celebrada missa em intenção às crianças e adolescentes.

Conforme notícia publicada no Portal A12, de Aparecida, “a missa quer chamar atenção dos órgãos públicos, da sociedade e das entidades para a união no trabalho de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil”. Durante a celebração, prossegue, “será lida a ‘Carta de Aparecida’ contra o trabalho infantil e o estímulo à aprendizagem, alertando sobre a dimensão do problema no Brasil”.

Participam das comemorações o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por seu Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil, o Ministério Público do Trabalho e outros órgãos e entidades parceiros.

Sem sair de casa, os fiéis podem acompanhar a missa pela Rede Aparecida de Comunicação: Rádio e TV Aparecida, A12 e pelas redes sociais, como o Canal do Youtube do Santuário Nacional.