Piá: revista é presente lúdico para crianças – e adultos! – e instrumento pedagógico de combate ao trabalho infantil

Nenhum comentário

Foi lançado neste 12 de Outubro de 2020, Dia das Crianças, “Piá – Todos os Super Poderes Contra o Trabalho Infantil”. A revista em quadrinhos é um presente para as crianças e se constituirá em valioso instrumento pedagógico de combate ao trabalho infantil.

A magnífica obra, que está sendo disponibilizada digital e gratuitamente por este blog (veja imediatamente abaixo, no seu computador ou notebook, utilizando a barra de rolagem, e, ao final do texto, em pdf), pode ser lida também por jovens e adultos, pois aborda, com propriedade, todos os contornos dessa chaga social que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC de 2016, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, considerados 716 mil que trabalham para o próprio sustento e consumo (que também são vítimas do trabalho precoce), ainda flagela 2,516 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos no Brasil.

O lançamento foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, por intermédio da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, em evento virtual transmitido ao vivo pelo Instagram oficial (@trtroac) e pelo canal do Youtube TRT14 – Eventos, às 11h (Brasília), 10h (Rondônia) e 09h (Acre).

Piá, personagem amazônico, e sua turma, foram criados pela Juíza Christiana D’arc Damasceno Oliveira Andrade Sandim. Ela desenvolveu também os cenários dos quadrinhos, roteiro e falas, além de elementos pré e pós-textuais.

Christiana D’arc é Juíza do Trabalho e escritora de obras jurídicas e artigos em publicações nacionais especializadas. A revista em quadrinhos tem permitida sua distribuição gratuita, em formato impresso e digital.

O evento de lançamento integrou o calendário da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT14, que, além da Desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima (Coordenadora e Presidente eleita do TRT14 para o biênio 2021/2022), é composta pela Juíza Titular da Vara do Trabalho de Plácido de Castro/AC, Christiana D’arc Damasceno Oliveira Andrade Sandim, e pela Juíza Titular da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim/RO, Soneane Raquel Dias Loura.

A revista aborda, com precisão científica e linguagem absolutamente acessível, a tormentosa questão do trabalho infantil. É uma obra literária de grandeza ímpar. A leitura propicia imersão numa viagem lúdica, sendo impossível parar. Será contributo inestimável à luta contra o trabalho infantil, a ser distribuído nas escolas para as crianças e adolescentes. Não há palavras para retratar toda a importância e grandeza desta magnífica revista em quadrinhos.

“Carrego Piá em meu coração desde as lembranças mais remotas”, relatou a autora ao blog. “Na aventura que ele protagoniza nesta edição, incluí diversas homenagens em ‘notas musicais’ diretas e também em detalhes para olhos mais atentos”, explicou a autora.

Segundo a autora-juíza, “cada quadrinho, cenário e fala tem um sentido, uma nuvem de agradecimento e um desejo de que ele possa contribuir, em alguma medida, para caminhar imantado pela prevalência da dignidade da pessoa humana, em especial em favor dos mais vulneráveis”.

“Espero que ele possa contribuir para vida digna em favor de crianças amazônicas (e de outros lugares do Brasil e do mundo), que contam com a educação para a oportunidade de giro de transformação da realidade, por meio do contributo de pessoas que transformam atitudes e compromisso em perspectiva de luz para a humanidade”, destacou Christiana D’arc.

Em breve, segundo a juíza, haverá a tradução da publicação para inglês e espanhol, “de modo a que Piá possa fazer sentido e ter utilidade prática para crianças que têm outra língua materna, em especial migrantes (haitianas, senegalesas, venezuelanas, entre outras), demais membros das famílias, professores e profissionais em geral que as atendem, no âmbito do acolhimento humanitário no Acre e das inter-relações da matéria que têm ocorrido em outros locais do país (inclusive envolvendo trabalho infantil e neoescravidão)”.

Deleite-se com a leitura, prestando muita atenção e com vivo entusiasmo. Ela propicia enriquecimento acerca do trabalho infantil, seus malefícios e o combate que contra ele deve ser travado. Veja também a revista “Piá – Todos os Super Poderes contra o Trabalho Infantil” em pdf.