Juiz e professor da USP lança CLT comentada que promete ser referência

Nenhum comentário
A CLT comentada do Juiz e professor da USP passará, sem dúvida alguma, a ser obra necessária em todas as boas bibliotecas jurídico-trabalhistas

Homero Batista Mateus da Silva, juiz titular da 88ª Vara do Trabalho de São Paulo, auxiliar da vice-presidência do Tribunal Superior do Trabalho no biênio 2020-2022 e professor da faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), coloca no mercado editorial, nesta semana, a CLT Comentada 2021, lançamento da Editora Revista dos Tribunais (www.livrariaRT.com.br).

“Desde meu despertar para o Direito do Trabalho, sempre acalentei o sonho de seguir os passos do fino equilíbrio que o saudoso Valentim Carrion conseguia empreender em suas obras, ao mesmo tempo sintéticas e abrangentes”, conta ao blog o renomado jurista.

Nascido em Presidente Prudente-SP, Homero acrescenta: “Fico pensando como ele teria feito se tivesse, em poucas palavras, que resumir a mixórdia que virou a correção monetária, os artigos reiteradamente alterados por medidas provisórias não convertidas em lei ou, ainda, a complexidade de assuntos que deveriam ser simples, como banco de horas, férias e aviso prévio”.

A obra, de 756 páginas, enfeixa esses e outros assuntos em comentários objetivos, numerados e formatados para abranger todos os artigos do nosso código trabalhista, que, conforme bem lembra o autor, q”uase nada mais carrega de suas origens e está praticamente todo atualizado pela legislação superveniente – mas nem por isso menos efervescente, menos determinante ou menos urgente”.

O objetivo, conta o ilustre prudentino, “é facilitar a vida do advogado e do magistrado, do aluno e do professor, que precisam refrescar a memória sobre a equiparação salarial, verificar como anda o fato do príncipe e se certificar sobre algum prazo ou despesa processual, não somente quanto ao texto de lei, mas também a visão da jurisprudência e o olhar contemporâneo”.

Por fim, o professor da USP faz uma promessa: “ninguém vai encontrar ali aquele hábito irritante de se comentar o artigo reproduzindo o próprio artigo!”. Temos certeza que não. A excelência científica das obras anteriores publicadas por Homero Batista Mateus da Silva permitem antever que sua CLT comentada preencherá lacuna importante nas prateleiras de todos aqueles que precisam encontrar soluções rápidas e seguras para suas dúvidas jurídico-trabalhistas.

A obra já pode ser adquirida no site da própria editora (acima referido) e também na Livraria Lacier, com preço diferenciado (de R$ 220,00 por R$ 187,00) e direito a dedicatória do autor até o dia 20 deste mês, bastando para tanto acessar https://www.livrarialacier.com.br/product/clt-comentada-9786556149561,bat003.